Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Logo

Onde e como descartar o lixo de forma adequada?

É uma pergunta recorrente para as pessoas que pensam em adotar um consumo responsável e consciente.

A resposta pode estar no recém-lançado Manual para Destinação – Orientação ao Consumidor Sustentável sobre como e onde destinar seus Resíduos Sólidos em Pernambuco, que está na sua 4ª edição.

O manual em formato de e-book é fruto de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, a Universidade Federal de Pernambuco e o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis em Pernambuco. Com estrutura simples, ele inclui os tipos de resíduos sujeitos à Logística Reversa (retorno ao ciclo produtivo) com uma breve explicação conceitual, os cuidados a serem tomados e os locais ambientalmente adequados para descartar esses resíduos.

Nesta edição revisada, foram ampliadas as informações sobre logística reversa de embalagens, incluídas as medidas de segurança a serem adotadas na hora do descarte, por conta da pandemia e um link com a listagem de cooperativas e Associações de Catadores de Materiais Recicláveis.

“Muitas pessoas querem descartar em locais adequados os resíduos que produzem, mas sentem dificuldade em identificar onde ficam esses pontos de coleta.  O manual vai ajudá-las, trazendo informações e orientações de como elas podem realizar o descarte adequado,” afirmou Vilma Mendonça, coordenadora do EcoTCE.

O manual abriu a possibilidade de o cidadão colaborar com sugestões, novos contatos de recepção de resíduos ou correções decorrentes de alterações momentâneas de endereço, dentre outros.

Clique aqui para acessar o material

https://semas.pe.gov.br/wp-content/uploads/2021/03/manualdestinacao2020-final.pdf

Fonte TCE/PE



ATENDIMENTO AO PÚBLICO

Endereço

Av. Antônio Carlos de Almeida, 214

Cep: 56.950-000

Centro – Itaquitinga – PE

Atendimento ao Público

De Segunda a Sexta-feira

Das 08:00 às 13:00

(81) 3643-1179